POR QUE É TÃO IMPORTANTE FAZER COTAÇÕES DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO?

Data de publicação: 10 de dezembro de 2018

Se você está construindo ou reformando sua casa ou apartamento, já deve ter realizado algumas cotações de materiais de construção. Mas, já parou pra pensar o quanto isso é importante?

Separamos abaixo alguns pontos a considerar:

1 – Impacto do material no custo da obra

Segundo o principal indicador da construção civil, o CUB (Custo unitário básico), as despesas com material de construção representam, em média, 38% do custo de uma obra residencial. Dependendo do tipo de obra, pode chegar a 50%. Desta forma, as economias geradas por um bom levantamento de preço na hora da compra impactam significativamente no custo final da obra.

custo construção

O material de construção pode ser até 50% do custo total de uma obra

2 – Opções de fornecedores

Na hora de comprarmos materiais de construção, seja por comodidade ou falta de conhecimento, costumamos realizar compras diretamente em lojas de referência, tais como grandes varejistas localizados nos centros de muitas cidades. Mas será que estes possuem os melhores preços e condições?

Interior de loja varejista de materiais de construção.

Grandes lojas varejistas se tornam referência na hora de cotar materiais de construção.

Levantamentos mostram que as lojas de materiais de construção representam o terceiro maior segmento do varejo em número de empresas, constituído por mais de 270 mil lojas em todo o Brasil. Sendo assim, existem inúmeras opções de compras à sua disposição.

Além disso, muitas lojas são especializadas em segmentos específicos de materiais, como lojas de material elétrico, material de acabamento, material hidráulico e tintas. Estes tendem a ter valores de produtos mais baixos que as lojas que vendem todo o tipo de material.

Com a grande competição no mercado, realizar um levantamento de preço em vários fornecedores vai fazer com que você economize na sua compra.

3 – Variação de preço

Com tanta oferta no mercado, é comum que exista uma grande variação de preço entre uma loja e outra. Um estudo recente mostrou que as diferenças de preço entre uma loja e outra pode chegar a 177% para um mesmo item.

tabelas e gráficos

Variação de preço entre fornecedores pode surpreender

As chamadas “vendas de balcão” fazem com que as lojas pratiquem margens diferentes nos inúmeros itens que são comercializados. Por esse motivo, é sempre bom cotar seus materiais de construção em diversos lugares, além de cotar também as quantidades totais que deve precisar para o serviço que vai realizar.

4 – Na prática!

Então você entendeu que os materiais de construção têm grande impacto de custo na sua obra e que existem várias opções de fornecedores no mercado que praticam preços que são bastante variáveis, já sabe que a melhor forma de economizar é simples: realizar várias cotações de materiais de construção!

Você pode estar se perguntado “A solução então é gastar a sola do sapato e ir em vários lugares para fazer sua cotações”. Certo?

Errado! Agora você não precisa mais sair da sua casa ou obra para conseguir várias cotações para os materiais de construção que precisa. Com a BALIZE, basta escolher a categoria de produtos que precisa, definir os materiais e pronto! Agora é só aguardar o retorno dos melhores fornecedores da região!

Acesse www.balize.com.br e saiba mais.

Compartilhar: